sábado, 5 de janeiro de 2008

O que é o Lacrosse?

O Lacrosse é uma modalidade de equipa, jogada por 10 jogadores (equipas masculinas) e 12 (equipas femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objectivo de marcar golos (que normalmente vale um ponto, mas na Major League Lacrosse vale um ou dois pontos) rematando a bola para dentro da baliza do adversário. A equipa que marcar mais pontos em duas partes, de variada duração (varia de competição para competição), ou num prolongamento, se necessário, ganha (no prolongamento, ganha quem marca primeiro).

O Lacrosse masculino é jogado num campo de relva ou de piso artificial. Cada equipa é constituída por 10 jogadores que jogam ao mesmo tempo: três atacantes, três médios, três defesas e um guarda-redes. No Lacrosse masculino, os jogadores devem usar equipamento de protecção nas suas cabeças, ombros, braços e nas mãos, a comprovação do uso do equipamento faz parte do jogo, e bater com o stick nos braços e mãos do adversário quando ele conduz a bola é considerado legal.

O Lacrosse feminino é jogado da mesma maneira à excepção que há mais dois médios por equipa. As jogadoras apenas usam protecção nos olhos (excepto a guarda-redes que usa mais equipamento: um capacete, caneleiras e uma protecção para os seios. O contacto não é permitido apenas pequenos toques com o stick.

Sem comentários: