segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

História do Lacrosse

O lacrosse foi o primeiro desporto dos indígenas americanos (antes do séc. XV), cada equipa era constituída por 100 a 1000 jogadores em campo, o qual se estendia de aproximadamente 457,20 metros à um par milhas de comprimento (usavam fronteiras ou limites naturais). Eram disputados para “ajustar contas” inter-tribais. Os jogadores concentravam-se primeiro em lesionar os seus adversários com os seus “sticks” pois assim facilmente marcavam golos. Os jogos duravam desde o nascimento até ao pôr-do-sol ou mesmo durante dois a três dias. Com frequência os jogadores eram gravemente lesionados e até mortos. As primeiras bolas eram feitas de pele de veados e também de camurça, barro, pedra e madeira.

O lacrosse desempenhou um papel significante na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos. Foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, aqueles que fizeram parte destas tribos, jogavam-no com um papel de guerreiros, com o objectivo de sentirem honra e glória por eles próprios e pelas suas tribos, ao preparar os jovens para os futuros combates e dar assim, graças ao Criador.

Designado pelos nativos-americanos por:
•Dehuntshigwa'es em Onondaga* ("homens batem num objecto arredondado");
•Da-nah-wah'uwsdi em Cherokee oriental* ("um pouco de guerra"),
•Tewaarathon na língua Mohawk* ("pequeno irmão da guerra"),
•Baggattawag em Ojibwe* ("eles batem bolas").



O jogo só foi denominado Lacrosse pelos primeiros observadores franceses.


Acredita-se que o nome derivou do termo francês "crosse", para o stick parecido a um pau dos pastores transportada por bispos. O missionário jesuíta Jean-de-Brébeuf observou a semelhança entre o croisier e a forma de um stick com uma raquete em aproximadamente 1636. De facto, o termo crosse é uma palavra em francês que se usa para denominar qualquer tipo de bastão ou pau usado num jogo com bolas. O Lacrosse de nome é simplesmente uma reflexão deste termo, e possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau).
•No século XIX, o lacrosse foi desenvolvido para um jogo menos violento e mais organizado do que o Lacrosse que os pioneiros franceses começaram a praticar.
• Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadiano e responsável pelo aparecimento do lacrosse na Europa, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e em 1867 regulamentou a modalidade, encurtando o duração de cada jogo e reduzindo o número de jogadores por equipa (10 jogadores).
• O primeiro jogo de Lacrosse, jogado seguindo as regras de Dr. William George Beers, foi no Upper Canada College em 1867, com a equipa do Upper Canada College a perder contra Toronto Cricket Club por um resultado de 3-1.
• A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios, e universidades começaram a praticar Lacrosse que foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908.
•No ano de 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente ficou, e ainda permanece, a versão dominante do Lacrosse nesse país. Uma versão posterior ao Box Lacrosse, Indoor lacrosse, é jogada profissionalmente tanto no Canadá como nos Estados Unidos (Box Lacrosse e Indoor Lacrosse são termos sinónimos).

Sem comentários: