terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O lacrosse nos dias de hoje

Nos Estados Unidos, o desporto é popular nos estados de Maryland (onde se tornou o desporto de equipa oficial em 2004), Nova Iorque, Nova Jersei, Pensilvânia, Nova Inglaterra (grupo de estados no nordeste dos Estados Unidos) e em outros estados ao longo da costa Leste. Além do mais, a sua popularidade começou a estender-se à costa Oeste e no Texas devido à visibilidade de desporto dada pelos meios de comunicação, ao crescimento dos programas nos colégios e escolas secundárias e pequenas ligas em todo o país. A expansão do Lacrosse na zona ocidental foi facilitada em grande parte devido à localização da Academia de Força Aérea dos Estados Unidos no Colorado. A academia começou um programa de lacrosse para competir contra o Exército e a Marinha. As duas únicas equipas na I Divisão da NCAA (National Collegiate Athletic Association) de lacrosse masculino a Oeste do Rio Mississipi são as equipas da Força Aérea e da Universidade de Denver (hoje em dia há muitas mais).

A explosão do Lacrosse foi facilitada pela introdução das cabeças do stick plásticas inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks) a partir de ano de 1970. Esta inovação reduziu o peso e o custo do stick, e fez com que o jogo tivesse passes mais rápidos e uma velocidade de jogo mais rápida.

Há actualmente a nível académico…

57 equipas masculinas na I Divisão do NCAA;

32 na II Divisão, e 131 na III Divisão

83 equipas femininas na I Divisão,

37 na II Divisão e 154 na III Divisão.

Quase 200 equipas masculinas dos colégios académicos competem ao nível da Men's Collegiate Lacrosse Association (liga académica), incluindo também a maior parte das principais universidades dos Estados Unidos.

e a nível profissional…

Há 13 equipas a jogar na National Lacrosse League (liga de Box Lacrosse); 10 dos Estados Unidos e 3 do Canadá;

Na Major League Lacrosse (liga de Lacrosse outdoor), há 10 equipas, todas dos Estados Unidos e mais 2 equipas que competirão na época de 2008;

A Liga de Lacrosse Australiana tem 3 equipas; 1 para cada estado: Victoria, South Austrália e Western Australia;

O nível mais elevado de Box Lacrosse tem duas ligas no Canadá: a Western Lacrosse Association e a Major Series Lacrosse, ambas com 7 equipas.

Sem comentários: