sábado, 5 de janeiro de 2008

O que é o Box Lacrosse?

O Box Lacrosse (às vezes denominado de boxlax, boxcrosse, ou indoor lacrosse) é uma versão indoor do lacrosse jogado em todo o Canadá e em algumas zonas dos Estados Unidos. Geralmente jogado no Verão numa arena de hóquei no gelo no qual o gelo é coberto por um piso artificial. A área de jogo é chamada de box, em contraste com o lacrosse de campo que é jogado em campo aberto.

O Box Lacrosse foi inventado no ano de 1930 como um modo de promover o negócio de arenas de hóquei no gelo, e muito rapidamente ficou a versão de Lacrosse mais popular do Canadá. É a versão mais popular na República Checa, provavelmente devido à familiaridade do país com o hóquei no gelo. É também jogado nos Estados Unidos da América e na Austrália, embora praticado principalmente por jogadores que praticam lacrosse outdoor.
O Box Lacrosse e o Lacrosse (outdoor) têm regras muito diferentes bem como as superfícies de jogo:

• No Box Lacrosse a baliza é mais pequena (1.22 m × de 1.22 m ou de 1.22 m 1.37 m) do que no lacrosse ao ar livre e o guarda-redes usa mais protecções.

• No dia do jogo equipam-se 18 jogadores (16 jogadores de campo e 2 guarda-redes). Dentro de campo as equipas são compostas por um guarda-redes e cinco jogadores de campo, o total de jogadores por equipa é de 23 jogadores.

• A equipa que ataca tem 10 segundos para ultrapassar o meio-campo e 30 segundos de posse da bola no meio-campo adversário, tempo limite para rematar e marcar golos.

• O Box Lacrosse é um jogo mais duro do que o lacrosse ao ar livre, visto que é permitido o crosschecking (atingir outro jogador com o stick aberto entre as duas mãos como no Hóquei de gelo).

• O jogo é constituído por quatro períodos de quinze minutos cada um, com as equipas a trocarem de campo no final de cada período (o tempo de jogo depende da liga).

• Entre o primeiro e segundo período e o terceiro e o quarto há um intervalo de 2 minutos, entre o segundo e terceiro período há um intervalo de 12 minutos. Se o jogo estiver empatado no final do tempo regulamentar pode se jogar um prolongamento. O prolongamento pode ou não ser morte súbita, dependendo da liga.

Sem comentários: