quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais conhecimentos sobre o Lacrosse

Verificando que muitas das pesquisas realizadas sobre o Lacrosse relacionam-se com as suas origens, regras, técnicas e outros assuntos referentes ao desporto, decidimos fazer um post especial.

Aqui pode encontrar de uma forma simples as principais informações acerca da modalidade:

Lacrosse

O Que é o Lacrosse?

O Lacrosse é uma modalidade em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse). O objectivo é marcar golos (que normalmente valem um ponto, mas na Major League Lacrosse valem um ou dois pontos) através de passes e recepções de uma bola de borracha, rematando-a para dentro da baliza do adversário.

No lacrosse masculino:

Cada equipa é constituída por 10 jogadores: 3 atacantes, 3 médios, 3 defesas e 1 guarda-redes. Os jogadores devem usar equipamento de protecção nas suas cabeças, ombros, braços e mãos. Bater com o stick nos braços e mãos do adversário quando ele conduz a bola é considerado legal.

E no feminino:

É jogado da mesma maneira à excepção que há mais 2 médios por equipa. As jogadoras apenas usam protecção nos olhos (excepto a guarda-redes que usa mais equipamentos: um capacete, caneleiras e protecção para os seios). O contacto não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.

O Lacrosse pode ser praticado na vertente mista:

Cada equipa é constituída por 12 jogadores, 6 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Durante o jogo, os atletas apenas podem ter a bola durante 5 segundos, se este período for ultrapassado perde a posse da bola. Quando o árbitro apitar os jogadores têm de parar no mesmo sítio. Se a bola por algum motivo tocar no corpo do atleta criando alguma vantagem é marcada falta e há perda da posse da bola.

No Lacrosse misto não há contacto. Situações considerados como falta: um remate ou passe perigoso, entrar na área do guarda-redes, ultrapassar os 5 segundos, entre outras. Quando é marcada uma falta, os adversários têm de ficar 4 metros atrás da jogadora que a sofreu. Esta vertente de Lacrosse é muito semelhante ao feminino.

Origem

O lacrosse é um dos desportos mais antigos do mundo, há especialistas que indicam ser um desporto que já era praticado antes do séc. XII. Este desporto teve origem com as tribos indígenas da América do Norte para as quais o Lacrosse era parte de um ritual religioso, jogado para “ajustar contas” entre as tribos, curar algumas doenças e desenvolver a força como preparação para a guerra.

Este era um desporto bastante importante para a comunidade indígena, com um enorme componente espiritual. Quem jogava tornava-se um verdadeiro guerreiro no sentido de vencer o jogo e trazer honra e orgulho para a sua tribo. A componente espiritual está presente no facto de este jogo ser praticado para “o Criador”, algo de superior, daí que seja referido como “O jogo do Criador” (Tewaaraton).

Os jogos, nesse tempo, duravam desde o nascer até ao pôr-do-sol e os campos tinham vários metros de comprimento e de largura. As fronteiras naturais, tais como rios e montanhas, poderiam também limitar o campo de jogo. As primeiras bolas eram feitas de pele de veado, barro, camurça e, por vezes, pedra. As equipas poderiam atingir entre 100 a 1000 jogadores.

O nome “Lacrosse” é possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau). Foi um missionário jesuíta chamado Jean de Brebeuf que primeiramente se referiu ao jogo desta maneira, em 1963.


A expansão para a Europa

Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadiano, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e, em 1867, regulamentou a modalidade reduzindo a duração de cada partida bem como o número de jogadores por equipa (10 jogadores). Foi George Beers o grande responsável pelo lacrosse se expandir para o “velho continente” (1876).

A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios e universidades começaram a praticar o Lacrosse. Daí que tenha sido disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908.

No ano de 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente foi considerada a versão dominante do Lacrosse nesse país. Uma vertente posterior ao Box Lacrosse, Indoor Lacrosse, é jogada profissionalmente tanto no Canadá como nos Estados Unidos (Box Lacrosse e Indoor Lacrosse são termos sinónimos).

Actualmente…

O desporto está a ganhar popularidade em todo o mundo. Na Europa está-se a assistir a um rápido crescimento de equipas, dando seguimento ao que se sucedeu nos EUA e no Canadá. Aliás, o Lacrosse nos EUA é considerado um dos desportos que evoluiu mais rapidamente e é por muitos considerado como o desporto mais rápido em dois pés.

A expansão do Lacrosse foi facilitada pela introdução das cabeças plásticas no stick inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks), a partir do ano de 1970. Esta inovação reduziu o peso e o custo do equipamento, fazendo também com que o jogo se tornasse mais rápido.

Nos EUA e no Canadá existem já duas ligas profissionais: National Lacrosse League (Box Lacrosse) e Major Lacrosse League (Lacrosse de Campo). O melhor jogador da NLL tem descendência portuguesa: John Tavares. Com 41 anos é o jogador com mais pontos na NLL, fazendo parte da equipa Buffalo Bandits.

Existem já mais de 30 países com selecções nacionais. Algumas delas vão estar presentes no próximo Campeonato do Mundo, a disputar no ano de 2010 em Manchester.


As entidades que apoiam o desenvolvimento do Lacrosse são:

  • Federação Internacional de Lacrosse (FIL)
  • Federação Europeia de Lacrosse (ELF)
  • Comité Internacional para o Desenvolvimento do Lacrosse (ICFLD)
  • US Lacrosse
  • Associação Canadiana de Lacrosse (CLA)
  • Membros e Associações Filiadas da Federação Internacional de Lacrosse

Entre outros…


Regras

  • Cada equipa é composta por 10 jogadores: um guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados. Os sticks são feitos de alumínio, madeira ou titânio. As suas medidas são 1 metro para o stick de avançado/médio e 1,80 metros para o stick de defesa. A “cabeça” do stick é feita de plástico e o “bolso” é pele ou corda. Em campo apenas podem estar 4 jogadores com sticks longos.

  • O jogo é constituído por 4 partes de 20 minutos. Os intervalos correspondentes aos respectivos períodos:

  1. Entre o 1º e o 2º período: 2 minutos
  2. Entre o 2º e o 3º período: 10 minutos
  3. Entre o 3º e o 4º período: 3 minutos

  • O campo de Lacrosse tem dimensões semelhantes a um campo de futebol: 100.58 metros de comprimentos x 56,86 metros de largura e é divido em três partes: área defensiva, atacante e o meio campo.
  • As balizas de Lacrosse têm 1,83 metros de Largura por 1,83 metros de altura. A profundidade é de 2,13 metros. Segundo as regras, a cor dos postes tem de ser cor-de-laranja. Cada baliza encontra-se a 13.72 metros da linha final, sendo permitido jogar por detrás dela. À volta da baliza encontra-se uma área circular com um raio de 2.74 metros, na qual os jogadores atacantes não podem ultrapassar.
  • O jogo de Lacrosse inicia-se com um Face-off. A bola é colocada entre os sticks de dois jogadores no centro do campo. Quando o árbitro apitar o jogo inicia-se. Os dois jogadores no centro tentam controlar a bola e na área lateral (wing-area) os jogadores correm podendo tocar na bola apenas quando um dos jogadores que estava no centro ficar com a posse da bola ou a bola passe a linha limite do meio campo.

  • Os Face-off ocorrem sempre no início de cada período e sempre que haja um golo.

  • Quando ocorre um remate e a bola vai fora pela linha lateral ou final, o jogador que estiver mais perto do local de onde ela saiu é quem fica com a pose de bola.
  • Quando uma bola se encontra no chão é permitido jogar com os pés.

Termos do jogo / Faltas

  • Cradle: esta é a técnica que consiste em “embalar” o stick. É utilizada para transportar a bola ao longo do campo.
  • Scoop: técnica utilizada para apanhar a bola com que se encontra no chão, com o stick.
  • Loose ball: bola que não está na posse de nenhum dos jogadores.
  • Offside: Cada equipa terá de manter, pelo menos, quatro defesas (incluindo o Guarda-Redes) na zona defensiva e três avançados na zona ofensiva, fazendo com que os três médios percorram o campo todo. Se esta situação não for cumprida, é assinalado Offside.
  • Personal foul: O jogador com a bola pode ser atingindo no stick e na parte inferior do braço. Checks ilegais são punidos com penalidades de um minuto de ausência na partida.
  • Body checking (Contacto corpo-a-corpo): este contacto é permitido quando o adversário tem a bola ou se encontra a 2,74 metros de uma loose ball. Todo o contacto corpo-a-corpo só pode ser feito de frente ou de lado, acima da cintura e por baixo dos ombros e com as duas mãos no stick. O stick do adversário pode também ser tocado quando ele se encontra a 2,74 metros de uma loose ball ou a bola está no ar.
  • Cross-check: Um jogador não pode fazer check ao seu adversário com a parte do stick que está entre as suas mãos, quer seja a empurrar o stick contra o seu corpo ou a segurá-lo como uma extensão.
  • Slashing: Sob nenhuma circunstância os jogadores devem lançar o stick contra o stick do adversário com deliberada violência. Atingir violentamente com o stick o capacete ou o pescoço do adversário é ilegal, excepto se for feito por um jogador que está a passar ou a rematar.
  • Spearing: Bloquear um adversário com a cabeça.
  • Man down: quando uma equipa se encontra com menos um jogador devido a ter sofrido uma penalidade.

Outras situações não permitidas:

  • “rasteirar“ (tripping);
  • tentar travar o adversário com violência desnecessária (Unnecessary roughness);
  • ter conduta anti-desportiva e entrar em discussão com o árbitro acerca de qualquer decisão que tenha sido tomada,
  • influenciar a decisão tomada pelo árbitro;
  • usar gestos ou uma linguagem ameaçadora, profana ou obscena para um árbitro ou para qualquer membro da equipa adversária.


Sem comentários: