segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Jovens sem apoio para dinamizar jogo

Portugal vai integrar, a partir da próxima semana, a Federação Internacional de Lacrosse, que se reúne na Finlândia. Os únicos praticantes nacionais da modalidade, um grupo de jovens de Coimbra, não têm apoios para ir à cerimónia.

Francisco Fonseca, que impulsionou o lacrosse - modalidade desportiva semelhante ao hóquei em campo, praticada com sticks, que têm uma rede onde se prende a bola - em Portugal, não esconde que gostava de marcar presença no encontro, embora considere que o convite foi feito muito em cima do evento. "Ainda contactámos algumas instituições, mas nenhuma deu resposta", lamenta o jovem, estudante de Turismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Nos últimos meses, o grupo (formado por cerca de uma dúzia de elementos) já contactou instituições como a Câmara, a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Associação Cristã da Mocidade (ACM), mas todas sem grande sucesso. "Enviámos e-mails para a Câmara Municipal de Coimbra, mas não tivemos resposta", explica Francisco. Em relação à AAC, foi apresentado um projecto, que lhes foi recusado, por falta de espaço e por não haver uma federação da modalidade e, consequentemente, competição. "Na ACM, adiaram tudo para uma reunião que iam ter a 14 de Julho, nunca mais disseram nada", explica o estudante.

O grupo lamenta estar a ter mais apoio a nível internacional do que no país e na cidade onde vivem os seus elementos. Denise da Silva, outra praticante de lacrosse, sublinha que o Comité Internacional da modalidade já lhes arranjou quase todo o material para os treinos. "Só faltam as balizas, mas mesmo assim, já gastaram mais de mil euros connosco".

Para Francisco, há um problema na mentalidade das instituições nacionais. "Tudo o que não seja futebol é complicado haver apoio", afirma, revelando que já há interesse noutras cidades em implantar a modalidade. "Se der para formarmos uma equipa de Coimbra, melhor. Mas se houver alguém noutra cidade que queira, vamos para lá com todo o gosto", sublinha. Apesar de tudo, garantem que não vão desistir. "Em França começaram como nós e já têm uma selecção que vai participar no Campeonato da Europa", justificam, lembrando que, em Portugal, só estão em actividade há seis meses mas já foram convidados para grandes eventos.

Jornalista: JOÃO PEDRO CAMPOS
Fonte: Jornal de Notícias

1 comentário:

tiago.bernardo(astronauta) disse...

Há que não desistir! Penso que a modalidade agora é que está a arrancar em Portugal, com o vosso entusiasmo, e muitos outros (onde eu espero também me incluir :)) se irão juntar à causa. É só uma questão de tempo para este fascinante desporto vingar por terras lusitanas! Sorte e perseverança!