segunda-feira, 24 de março de 2008

Artigo sobre o Lacrosse no Jornal de Notícias


O Lacrosse é uma modalidade desportiva semelhante ao hóquei em campo, praticada com sticks, que têm uma rede onde se prende a bola
Um grupo de jovens de Coimbra, dois estudantes universitários e o resto do ensino secundário, quer implantar o Lacrosse em Portugal. Francisco Pereira, 20 anos, estudante de Turismo, Lazer e Património na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o impulsionador do projecto. "Neste momento somos entre 10 e 13 elementos, o que já daria para formar uma equipa", explica o jovem. Francisco Pereira já reuniu com a Associação Académica de Coimbra (AAC) na tentativa de formar uma secção, "mas primeiro terá de ser apresentado um projecto", sublinha.

Francisco Pereira conheceu o Lacrosse há cinco anos, quando, no meio de uma pesquisa da Internet, descobriu que um dos melhores jogadores do Mundo da modalidade era luso-descendente (John Tavares). "Isso levou-me a interessar mais pelo jogo. O ano passado, num estágio que fiz no curso tecnológico de Desporto, tinha de apresentar uma modalidade, e lembrei-me do Lacrosse", justifica Francisco. A partir daí, o estudante começou a contactar instituições e a juntar mais pessoas em redor da ideia. "Falei com a Federação Europeia de Lacrosse e a Associação do Canadá, que nos arranjaram os sticks", afirma Francisco. Em Janeiro realizou-se um colóquio sobre Lacrosse no edifício da AAC, com a presença do presidente da Federação Europeia e de um treinador inglês.

Os jovens treinam todos os fins-de-semana no Parque Verde do Mondego (junto à margem direita do rio) e têm despertado a curiosidade dos transeuntes. "Já vieram pessoas ter connosco e perguntar o que é isto que estamos a jogar", diz Francisco, entre risos. Com a ausência de material (em especial de balizas) os treinos do grupo passam por jogar ao "meio" e pela posse de bola (fazer passes entre eles). Francisco Pereira não se mostra desanimado com estes treinos, fazendo mesmo uma comparação "antigamente também não se usavam peúgas como bolas de futebol?", graceja.

O próximo objectivo do grupo passa por criar uma equipa, de forma a arranjar apoios. "Neste momento somos só um grupo de amigos, mas se tivermos algo por trás teremos mais visibilidade", explica Francisco.
Jornalista: João Pedro Campos
Fotógrafo: Manuel Correia

Fonte: Jornal de Notícias
OBS: Cometeu-se um erro na publicação do nome. O correcto é FRANCISCO FONSECA

Sem comentários: